1ª FAMTOUR Magé atingiu seus objetivos

Duque de Caxias, 20 – 03 – 2024

Dia 16 de Março foi um sábado de forte calor gerado pelo sol e pelas pessoas que compareceram à 1ª FAMTOUR Magé!
Artesãos, empreendedores sociais e trabalhadores rurais mostraram suas experiências em Turismo de Base Comunitária no território.

Contamos com a presença de funcionários da Secretaria de Turismo de Magé que apoiou essa iniciativa, Guias de Turismo e integrantes do Museu Vivo de Agroecologia e do Fórum de Economia Solidária, ambos de Magé. Um detalhe que chamou a atenção: o prato baião de dois servido pela Dona Juju, recebeu muitos elogios!
Nesse mesmo dia, a equipe do PescaTur apresentou o Mapa TBC de Magé e todos os participantes receberam uma cópia do coordenador da Oscip Trama Ecológica, Helan Nogueira. Para ele, a 1ª FAMTOUR Magé ” atingiu o objetivo que era mostrar o potencial dos nossos empreendedores na perspectiva do TBC!”

A OSCIP Trama Ecológica agradece o apoio do
FUNBIO
Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Magé
Fórum de Economia Solidária de Magé
Movimento Baía Viva

Fotos Claudio Fagundes

Conheça a Rede Nós da Guanabara no #2 podcast TBC na BG

Duque de Caxias, 01 – 03 – 2024

No #2 podcast “TBC na BG” contamos com as participações da liderança quilombola Valdirene Couto e do presidente da Cooperativa Manguezal Fluminense, Alaildo Malafaia, falando sobre a Rede Nós da Guanabara, projeto iniciado em 2018.
O podcast “TBC na BG” foi criado para as comunidades de pescadores e pescadoras artesanais que vivem na costeira na Baía da Guanabara e faz parte do subprojeto de Turismo de Base Comunitária, PescaTur, que acontece nos municípios Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Niterói e Rio de Janeiro. Ele pretende fomentar o Turismo local como forma alternativa de sustentabilidade nas comunidades pesqueiras.

É um projeto de Capacitação e Qualificação Profissional de Comunidades Pesqueiras em Turismo de Base Comunitária e Cidadania na Baía de Guanabara, é coordenado pela Oscip Trama Ecológica e conta com a orientação pedagógica de professores/pesquisadores das universidades públicas UniRio e UERJ, com o apoio técnico do Movimento Baía Viva. Ele foi aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.


Curta e compartilhe com os seus amigos!