REINAUGURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Com a ajuda do Programa Comunidade Presente, do Itaú Social, conseguimos renovar todos os computadores do laboratório de informática. Hoje esse computadores servem para implementar os projetos de: Informática a Arte de Aprender Brincando e Projeto Técnico Arte, que são desenvolvidos pelas crianças diretamente nos computadores que estão ligados a internet. – “Era um grande sonho nosso poder renovar nos computadores, pois os que tínhamos eram muito antigo e davam muitos problemas” – Disse a Diretora da Trama Ecológica – Guiomar dos Santos Souza.

 

 

 

FESTA PARA OS ANIVERSARIANTES DO SEMESTRE E COMEMORAÇÃO DO MÊS DO FOLCLORE

Mesmo com um certo atraso, finalmente conseguimos realizar  nesse mês a festinha para os aniversariantes do semestre passado, junto com a final da gincana do folclore. Devido a crise que todas as Ongs vem passando, só nesse mês pudemos comemorar o aniversário das crianças da Trama Ecológica. Aproveitando o final da gincana do Folclore que começou no dia 22 de Agosto e encerrou no dia 14 de Setembro com a apresentação dos trabalhos e pesquisas, sobre o folclore, realizada pelas crianças da Trama Ecológica, finalizando junto com a premiação da equipe vencedora da gincana do folclore finalmente pudemos comemorar com um certo atraso o aniversario das crianças do semestre passado. Mesmo modesta, devido a crise, fizemos uma festinha para lembrar o aniversario das crianças. Como não podia faltar teve, bolo, refrigerante, cachorro quente, pipoca, doces.

Agradecemos a todos que nos ajudaram a realizar mais esse evento.

O CIRCO VOLTOU

Como parte das atividades de Agosto, a Trama  Ecológica recebeu para mais uma apresentação o Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços- ESLIPA.  A parceria firmada no inicio do ano com o instituto tem como objetivo realizar na sede da Trama Ecológica, bimestralmente uma apresentação de circo que é aberta a toda comunidade. Alem da apresentação de circo temos também as oficinas de circo com a participação das crianças do projeto. A próxima apresentação será em outubro.

Agradecemos a todos que colaboraram para a realização de mais uma atração circense.

 

FESTA JUNINA DA TRAMA ECOLÓGICA

 

Já virou uma tradição e por isso já faz parte do calendário de atividades da Trama Ecológica a realização na Festa Junina. Por isso no último dia 13 de Julho de 2018 foi realizado mais uma festa Junina. Com a ajuda da comunidade, dos amigos, e  esse ano contamos a ajuda de mais um grupo de  colaboradores, que são os voluntários da Braskem. Com ajuda de todos fizemos uma festa para aproximadamente 200 convidados entre as crianças participantes dos projetos e seus familiares e também para a comunidade do entorno. Além da dança de quadrilha que não poderia faltar, foram feitas varias brincadeiras com as crianças, e o ponto alto da festa como todo ano acontece  foi a distribuição de doces, canjica, refrigerante, cachorro quente, bolo, pipoca que a comunidade recebe totalmente gratuito.

Agradecimentos:

Andreia Reis, Voluntários da Braskem, Eunice, Maria,Paola,Sr.Bruno, Jorge do Impar,Carla,Izaurita,Nilza,Cenira,Gui,Olga,Marizete,Datiane

 

Vídeo com mais fotos da festa:

FESTA JULINA DA TRAMA ECOLÓGICA 2018

CINEMA NA COMUNIDADE

Nesta sexta feira dia 25 de maio as crianças passaram uma tarde diferente no projeto.  Como está programado para acontecer toda a ultima sexta feira do mês a exibição de um filme com temas de interesse da criançada e temas transversais ao projeto, nesta sexta a pedido da criançada foi exibido o filme do Poderoso Chefinho. Como acontece em comunidade carente como a nossa, poucas crianças tem oportunidade de ir ao cinema, por isso programamos para todo mês exibir um  filme e desenho.  e como não podia faltar o ponto alto foi a distribuição de pipoca. Proporcionar esses momentos de lazer para essas crianças é muito importante para conectá-las com a arte e a cultura.

Agradecimentos: Equipe do Projeto

  

 

 

 

CRIANÇAS DO PROJETO FAZEM HOMENAGEM AS MÃES

Nesta sexta feira dia 11 de Maio ocorreu a grande festa das mães preparada pelo filhos. Durante a primeira quinzena de Maio as crianças do projeto se dedicaram na preparação da homenagem para fazer no dia das mães. Com a ajuda dos educadores cada um pode fazer uma lembrança, reciclando embalagem de margarina, para fazer um carrinho para decoração de moveis. Também fizeram pintura em tecidos e um mural de desenho todos autoral com homenagem as mães. Na sexta dia 11 puderam demonstrar todo o carinho e amor que tem pela mães. A Trama promoveu varias brincadeiras envolvendo as mães e seus filhos e o ponto alto foi quando os filhos puderam homenagear as suas mães entregando as lembrancinhas que haviam preparados.

PASSEIO CULTURAL NA CIDADE DOS MENINOS

A TRAMA ECOLÓGICA, realizou nesta sexta feira dia 05 de Maio 2018 , mais um passeio cultural e de lazer com as crianças do projeto. Levamos aproximadamente 50 crianças e alguns pais para conhecerem a Historia do PÓ DE BROCA da Cidade dos Meninos em Duque de Caxias. Para contar essa historia, contamos com a ajuda do ex-secretário do Meio Ambiente de Duque de Caxias Jose Miguel da Silva, que ate hoje é morador da cidade e foi um dos personagens dessa historia.
Tudo começou em 1950, com a fábrica de pesticida do antigo Ministério da Educação e Saúde implantada nos arredores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na área onde funcionava havia sete anos a Cidade dos Meninos. Lá, em amplos espaços ocupados por várias construções, abrigavam-se garotos órfãos e carentes em regime de internato.
A partir de 1947, instalou-se também na área o Instituto de Malariologia do ministério, que em três anos inaugurou a fábrica de Hexaclorociclohexano (HCH), conhecido como Pó de Broca, e a manipulação de outros compostos organoclorados, como o diclorodifenilcloroetano (DDT).
Como o nome do instituto sugere, a produção química da fábrica destinava-se ao controle de endemias transmitidas por vetores, como malária, febre amarela e doença de Chagas. Na época, era mais barato produzir no país do que importar, mas quando a equação se inverteu, em 1956, a fábrica foi desativada e esquecida. Após esse momento cultural as crianças puderem aproveitar um belo dia de sol com piscina e área de lazer, cedido pela proprietária do sítio TOCA RAUL, Fernanda e do próprio Miguel que lá reside.
Agradecimentos: Andreia Reis, Fernanda, Miguel, Gui e toda a equipe da Trama Ecológica.


TRAMA ECOLÓGICA CELEBRA JUNTO COM A COMUNIDADE O DIA DA PÁSCOA.

A Páscoa é uma ocasião muito especial. Muita gente pensa, principalmente as crianças, que esta data está somente ligada ao coelhinho da Páscoa e os ovos de chocolate; mas na verdade, o verdadeiro significado desta data tão importante e única é a ressurreição de Jesus Cristo, um fato que marcou o mundo. Por isso a Trama Ecológica faz questão de todos os anos convidar as crianças dos projetos e toda a comunidade para celebrar e lembrar que a Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. Como atividade as crianças encenaram uma peça da ressurreição e varias atividades de recreação.

Agradecemos aos amigos e colaboradores que nos ajudaram mais uma vez a realizar esse evento.: Eunice,Maria, Paola, Gui, Marcia, Olga, Marizete ,Izaurita, Guiomar, Andreia Reis.

APRESENTAÇÃO DE CIRCO PARA AS COMUNIDADES DE CAMPOS ELISEOS

Em janeiro a Trama  Ecológica abriu suas portas para receber e apoiar o projeto de circo do instituto Cultural Escola Livre de Palhaços- ESLIPA.  O projeto apoiado pela Transpetro  realiza nos estados do sudeste na faixa de dutos, oficinas, rodas de conversa, cortejo  e espetáculo circense.

          

TRAMA ECOLOGICA comemora o Natal com as crianças no dia 19 de dezembro de 2017.

Como acontecem todos os anos a Trama Ecológica,  com ajuda dos  amigos e colaboradores, podemos comemorar mais um Natal. Foi feita uma celebração com as crianças e uma encenação com um alto de natal, após isso foi servido uma ceia para as crianças e suas famílias.

Agradecimentos: Andreia Reis, Eleandro (Gui), Eunice, Vitor, Maria, Julinho e equipe, Priscila, Jaqueline, Izaurita e Iza.