TBC na BG #1

Duque de Caxias, 29 – 01 – 2024

Alô comunidades de pescadores e pescadoras artesanais que vivem na costeira na Baía da Guanabara, o projeto PescaTur apresenta o podcast “TBC na BG” #1 !


Nesse podcast, contamos com as participações dos pescadores da Associação de Pescadores e Pescadoras Artesanais da Reserva Extrativista de Itaipu e da Lagoa de Itaipu (APPREILI), Jairo Augusto e Valéria Araújo, comentando sobre as expectativas da implementação do Turismo de Base Comunitária (TBC) nessa região de Niterói, RJ.

O podcast “TBC na BG” faz parte do subprojeto de Turismo de Base Comunitária, PescaTur, que acontece nos municípios Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Niterói e Rio de Janeiro, e pretende fomentar o Turismo local como forma alternativa de sustentabilidade nas comunidades pesqueiras.

Link do podcast “TBC na BG”:
https://www.youtube.com/watch?v=k1pwb9pDNhA

O projeto PescaTur é coordenado pela Oscip Trama Ecológica e conta com recursos do Fundo Brasileiro para Biodiversidade, o FUNBIO. A coordenação pedagógica do projeto está a cargo de professores/pesquisadores das universidades públicas UniRio e UERJ e conta com o apoio técnico do Movimento Baía Viva.


O curso EAD sobre o Turismo de Base Comunitária está disponível na aba CURSOS, neste site!
Curta e compartilhe com os seus amigos!

Projeto PescaTur disponibiliza curso EAD no site da OSCIP Trama Ecológica

Duque de Caxias, 15 – 01 – 2024

Boa notícia para quem quer saber mais sobre o Turismo de Base Comunitária, o TBC: o site da Oscip Trama Ecológica está disponibilizando as aulas sobre essa modalidade de Turismo.

O Turismo de Base Comunitária é um tipo de turismo no qual a comunidade organiza e presta serviços para os visitantes. Ele tem por finalidade a geração de benefícios econômicos, a promoção do desenvolvimento social dos moradores e a conservação do Meio Ambiente.

A Oscip Trama Ecológica teve o projeto de Turismo de Base Comunitária, PescaTur, aprovado em 2023, pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade, FUNBIO, e trabalhou nas comunidades pesqueiras do entorno da Baía de Guanabara fomentando o Turismo local.

As 15 aulas de Ensino à Distância, EAD, do curso PescaTur sobre TBC, tem a coordenação pedagógica do projeto a cargo de professores/pesquisadores das universidades públicas UniRio e UERJ e o apoio técnico do Movimento Baía Viva.

A boa notícia é que a Oscip Trama Ecológica está disponibilizando no sue site as aulas que tratam de Educação Ambiental, Estratégias de Comercialização, Gestão Contábil e Financeira, estratégias de Comunicação e Apoio às Mídias Sociais e, naturalmente, sobre o que é e como implementar o Turismo de Base Comunitária.

Vale a pena conhecer sobre o TBC e iniciar o ano de 2024 com novas perspectivas de trabalho. Segue o link: https://tramaecologica.org.br/?page_id=1223