Projeto PescaTur inicia etapa de gravação para EAD com professores da UniRio e UERJ
Duque de Caxias 30 – 01 – 2023
No dia 25 de Janeiro, a equipe do projeto PescaTur e sua coordenação pedagógica formada pelos professores das áreas de Turismo e Conservação Ambiental da UniRio e da UERJ, reuniram-se para a gravação das videoaulas do curso EAD de Turismo de Base Comunitária, TBC, e Cidadania que serão compartilhados com os pescadores, maricultores e seus familiares dos municípios costeiros da Baía de Guanabara.
O projeto conta com o apoio institucional do Funbio com recursos de medidas compensatórias oriundas de Termo de Ajustamento de Conduta, TAC, do Ministério Público Federal, MPF-RJ. Em fevereiro desse ano, haverá o início das inscrições no município de Niterói para uma turma de 30 cursistas oriundos das comunidades pesqueiras locais, entre pescadores artesanais e maricultores.
Os professores Clara Lemos, da UERJ, Daniel Fonseca e Eloise Botelho Silveira, ambos da UniRio, abordaram temas a respeito do TBC complementado com um rico material didático contendo mapas, gráficos, citações de livros e filmes. Foram apresentadas estratégias para condução do TBC a partir de pesquisa e experiências exitosas e com o protagonismo das populações locais que vivem e conhecem os territórios pesqueiros. Também foram resgatadas nesse conteúdo, questões levantadas pela comunidade pesqueira na realização do Seminário Participativo em Jurujuba, Niterói, em dezembro de 2022.
O PESCATUR é coordenado pela Oscip Trama Ecológica e conta com o apoio técnico do Movimento Baía Viva. A coordenação pedagógica do projeto está a cargo de professores/pesquisadores das universidades públicas UniRio e UERJ.
#PescaTur



