Projeto PescaTur inicia etapa de gravação para EAD com professores da UniRio e UERJ

Duque de Caxias 30 – 01 – 2023

No dia 25 de Janeiro, a equipe do projeto PescaTur e sua coordenação pedagógica formada pelos professores das áreas de Turismo e Conservação Ambiental da UniRio e da UERJ, reuniram-se para a gravação das videoaulas do curso EAD de Turismo de Base Comunitária, TBC, e Cidadania que serão compartilhados com os pescadores, maricultores e seus familiares dos municípios costeiros da Baía de Guanabara.

O projeto conta com o apoio institucional do Funbio com recursos de medidas compensatórias oriundas de Termo de Ajustamento de Conduta, TAC, do Ministério Público Federal, MPF-RJ. Em fevereiro desse ano, haverá o início das inscrições no município de Niterói para uma turma de 30 cursistas oriundos das comunidades pesqueiras locais, entre pescadores artesanais e maricultores.

Os professores Clara Lemos, da UERJ, Daniel Fonseca e Eloise Botelho Silveira, ambos da UniRio, abordaram temas a respeito do TBC complementado com um rico material didático contendo mapas, gráficos, citações de livros e filmes. Foram apresentadas estratégias para condução do TBC a partir de pesquisa e experiências exitosas e com o protagonismo das populações locais que vivem e conhecem os territórios pesqueiros. Também foram resgatadas nesse conteúdo, questões levantadas pela comunidade pesqueira na realização do Seminário Participativo em Jurujuba, Niterói, em dezembro de 2022.

O PESCATUR é coordenado pela Oscip Trama Ecológica e conta com o apoio técnico do Movimento Baía Viva. A coordenação pedagógica do projeto está a cargo de professores/pesquisadores das universidades públicas UniRio e UERJ.

#PescaTur

Oficinas EcoMar 2023 !

Duque de Caxias 17 – 01 – 2023

Atenção pescadoras, pescadores, catadores de caranguejos e marisqueiras de Duque de Caxias:

O projeto Economia do Mar na Baía de Guanabara, EcoMar, abriu as inscrições para a Oficina de Carpintaria Naval e Reparos em Embarcações de Pesca, ministrada pelo pescador tradicional de Duque de Caxias, o Robson Ferinha. A oficina acontece nos dias 06 e 13 de Fevereiro, segundas, das 9h às 15h, no CIEP 350, Pq das Missões, em Duque de Caxias.

A Oficina de Carpintaria Naval e Reparos em Embarcações de Pesca pretende oferecer conhecimentos de reparos em barcos e a construção de um barco – escola. Mais informações pelo fone: 21 99734-8088

#tramaecológica #oficinasEcoMar #pescatradicional

Muito trabalho em 2023!


Duque de Caxias 10 – 01 -2023

As equipes dos projetos Economia do Mar na Baía de Guanabara e PescaTur – Turismo de Base Comunitária e Cidadania nos municípios costeiros da Baía de Guanabara, reuniram-se na segunda-feira, 9 de Janeiro, na sede da Trama Ecológica para produzir a agenda de ações que serão desenvolvidas ao longo de 2023.

Os projetos EcoMar e PescaTur pretendem trabalhar cada vez mais com as primeiras necessidades sobre a preservação do Meio Ambiente dialogando com a sustentabilidade dos pescadores artesanais que resistem na Baía de Guanabara. Feliz 2023 e fiquem atentos às nossas redes sociais!
#tramaecológica

Mais informações sobre

Projeto EcoMar, clique aqui

Projeto PescaTur, clique aqui

Seminário Pedagógico do Projeto PescaTur – Turismo de Base Comunitária

Duque de Caxias 05 – 01 – 2023

Foi realizado no dia 8 de Dezembro de 2022, em Jurujuba, Niterói, um seminário pedagógico com os professores Clara Carvalho de Lemos, da UERJ, Daniel Fonseca de Andrade e Eloise Silveira Botelho, ambos da UniRio, a equipe técnica do projeto Pescatur e pescadores artesanais do território.

O encontro foi programado para captação de linguagens territoriais e usuais dos pescadores/as para formação do conteúdo didático-pedagógico para a criação das aulas em EAD para os cursistas presentes. Através de oficinas e tarefas com respostas na hora, enviadas via Whatsapp.

O Projeto de Turismo de Base Comunitária, PescaTur, em municípios costeiros da Baía de Guanabara pretende formar o TBC para fomentar o Turismo local nas comunidades pesqueiras do entorno da baía. O seminário foi realizado com recursos do Fundo Brasileiro para Biodiversidade, FUNBIO.

Participaram do seminário a Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga, Associação Livre dos Pescadores e Amigos da Praia de Itaipu, a Associação Pescadores da Ilha da Conceição, trabalhadores Associados/as do Mar de Boa Viagem, Associação Livre de Maricultores de Jurujuba, Associação de Pescadores, Aquicultores e Maricultores de Jurujuba e a Associação dos Maricultores e Pescadores Artesanais de Jurujuba.