A equipe do projeto Economia do Mar na Baía de Guanabara visitou mais uma comunidade de pescadores à beira do rio Pavuna. Ele nasce no pântano do Sítio do Retiro, na Serra de Bangu, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro e próximo à divisa da capital com São João de Meriti, passa a ser chamado de rio Meriti.
Nesse bate papo com os pescadores mais denúncias sobre o assoreamento e a poluição dos rios que comprometem a quantidade e qualidade do pescado.
Para quem gosta de curiosidades o bairro da Chacrinha, entre o Jardim Gramacho e o Pq. Beira Mar, foi a única praia que existiu na orla banhada pelas águas da Baía de Guanabara, em Duque de Caxias. Hoje, um pequeno porto abriga os pescadores artesanais que resistem pescando tainha para consumo de suas famílias. A equipe do projeto “Economia do Mar na Baía de Guanabara”, junto com o presidente da Associação Colônia de Pesca de Duque de Caxias, Gilciney Gomes, visitaram esse território e conversaram com pescadores sobre os problemas que eles têm enfrentado para sobreviver da pesca.
#tramaecologica
http://tramaecologica.org.br/wp-content/uploads/2013/06/logoNovo.png00admin adminhttp://tramaecologica.org.br/wp-content/uploads/2013/06/logoNovo.pngadmin admin2022-09-27 18:07:032022-09-30 22:44:37Sobre a antiga Praia da Chacrinha
A equipe do projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” está visitando e conversando com os pescadores e suas famílias nos seus territórios. O projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” oferecerá cursos de qualificação profissional visando o desenvolvimento da Economia do Mar para pescadores/as e caranguejeiros/as e suas famílias das comunidades da pesca artesanal dos bairros da Chacrinha, Parque Beira Mar, Parque das Missões, Sarapuí, Jardim Gramacho e Saracuruna, de Duque de Caxias.
http://tramaecologica.org.br/wp-content/uploads/2013/06/logoNovo.png00admin adminhttp://tramaecologica.org.br/wp-content/uploads/2013/06/logoNovo.pngadmin admin2022-09-23 14:15:252022-09-23 14:37:43Equipe da EcoMar está conversando com os pescadores e suas famílias nos seus territórios
No dia 1 de Setembro, a equipe do projeto “Economia do Mar da Baía de Guanabara” participou do encontro com a Rede Nós da Guanabara na sede do ICMBio na APA de Guapimirim.
Estavam presentes vários representantes das comunidades de pescadores tradicionais e quilombolas que conheceram a proposta de construção de alternativas de sustentabilidade baseadas na melhoria da capacitação profissional e do diálogo participativo.
http://tramaecologica.org.br/wp-content/uploads/2013/06/logoNovo.png00admin adminhttp://tramaecologica.org.br/wp-content/uploads/2013/06/logoNovo.pngadmin admin2022-09-23 14:06:042022-09-27 18:14:12Equipe do projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” encontrou com integrantes da Rede Nós da Guanabara
A equipe do subprojeto de Educação Ambiental “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” está organizando uma série de cursos e oficinas para, junto com pescadores/as e caranguejeiros/as e suas famílias, construir alternativas de sustentabilidade baseada na capacitação profissional e do diálogo participativo.Atenção pescadores/as e caranguejeiros/as e suas famílias das comunidades da pesca artesanal dos bairros da Chacrinha, Parque Beira Mar, Parque das Missões, Sarapuí, Jardim Gramacho e Saracuruna, de Duque de Caxias, em breve informaremos quais são as oficinas, cursos e datas para inscrições!
“A realização do projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.”
http://tramaecologica.org.br/wp-content/uploads/2013/06/logoNovo.png00admin adminhttp://tramaecologica.org.br/wp-content/uploads/2013/06/logoNovo.pngadmin admin2022-09-15 17:46:182022-09-18 15:03:35Equipe do subprojeto de Educação Ambiental “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA”
A Trama Ecológica tem o prazer de informar que o subprojeto de Educação Ambiental “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” foi aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, e pretende, junto com pescadores/as e caranguejeiros/as e suas famílias, construir alternativas de sustentabilidade baseada na melhoria da capacitação profissional e do diálogo participativo.
O subprojeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” tem como foco os pescadores/as e caranguejeiros/as e suas famílias das comunidades da pesca artesanal dos bairros da Chacrinha, Parque Beira Mar, Parque das Missões, Sarapuí, Jardim Gramacho e Saracuruna, de Duque de Caxias. Serão oferecidos cursos de qualificação profissional visando à criação de alternativas de geração de renda e produção sustentável com a perspectiva do desenvolvimento da Economia do Mar voltada à pesca artesanal. Ele também apoiará as organizações de base e empreendedores solidários da Rede Nós da Guanabara, por meio do seu fortalecimento institucional, estratégias de comercialização e de comunicação dando maior visibilidade aos seus produtos e promoção da geração de renda na perspectiva da Economia Solidária.
“A realização do projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.”
http://tramaecologica.org.br/wp-content/uploads/2013/06/logoNovo.png00admin adminhttp://tramaecologica.org.br/wp-content/uploads/2013/06/logoNovo.pngadmin admin2022-09-11 19:11:452022-09-11 19:37:02Projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA”