O #6 podcast Pescou? trata de possibilidades de Comercialização do pescado

Duque de Caxias, 19 – 04 – 2023

O sexto podcast Pescou? trata da questão da comercialização do pescado. Quais são as dificuldades e os caminhos para os pescadores venderem a preço justo a sua produção?!

O pescador Délcio Fonseca, presidente da Associação dos Pescadores Livres de Tubiacanga, e o professor Almir César Filho, servidor público do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, falam sobre as dificuldades da formalização e do comércio mas apresentam boas dicas para novas oportunidades de venda dos pescados junto ao Poder Público, a partir da criação de coletivos ou associações de pescadores tradicionais!

Você pode ouvir esse podcast nos links das plataformas Anchor (https://podcasters.spotify.com/pod/show/economia-do-mar) e canal YouTube (https://youtu.be/bgm2j6NZsLQ). Compartilhe com as suas redes de amigos pescadores/pescadoras!

O Projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” foi aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

FORMAÇÃO DO CURSO – PESCADOR PROFISSIONAL – NÍVEL 1 (POP-N1)

Duque de Caxias, 13 – 04 – 2023

É com imenso prazer que informamos a todos que o projeto Economia no Mar na Baia da Guanabara, formou nesse último dia 6/04/2023 , entre homens e mulheres, 21 pescadores(as).

O curso ministrado pela Marinha do Brasil, qualifica profissionais para o exercício das atribuições das Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários (NORMAM-13). É destinado a pescadores que pretendem adquirir pela primeira vez a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) na categoria de POP (pescador profissional), bem como pescadores que já possuem a CIR na categoria POP e a Carteira de Pescador da MPA e que pretendem atualizá-las. O curso aborda conteúdos como operação das principais máquinas e sistemas mecânicos e eletrônicos de bordo, riscos associados à navegação e operações de pesca, processos de salvatagem e salvaguarda da vida humana e as principais modalidades de pescarias realizadas na costa brasileira.

Mercado de trabalho
Os formandos poderá atuar no comando de embarcações de pesca de pequeno porte (arqueação bruta menor ou igual a 20) e potência da máquina propulsora menor ou igual a 250 kW, empregadas na pesca artesanal em navegação interior, em águas abrigadas, ou serem tripulantes subalternos de convés nas embarcações de pesca de até 500 AB.

📸 Pedro Rodrigues