Mas o que é preciso para participar do Curso POP1?

Duque de Caxias 16 – 02 – 2023


Está aberto o processo de seleção para o Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1 (POP1), ministrado pela Marinha do Brasil. O curso é gratuito e as inscrições vão até 27 de Fevereiro de 2023! As vagas são limitadas!

O curso prepara profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aquaviários do 3º Grupo – Pescadores, Seção de Convés e de Máquinas, com inscrição na categoria Pescador Profissional (POP1). É uma oportunidade para novos trabalhos!
O curso POP1 tem duração de 15 dias úteis e acontece de 20 de março à 6 de abril de 2023, na Catedral Santo Antônio, na av. Governador Leonel de Moura Brizola, 1861, no Centro de Duque de Caxias.

Mas o que é preciso ?
O candidato precisa ter a escolaridade até sexto ano do Ensino Fundamental. Na seleção será realizado um teste de natação e o candidato tem que apresentar as seguintes cópias dos documentos de Identidade/ CPF / comprovante de residência / título de eleitor / certidão de quitação eleitoral / certificado de reservista e atestado de saúde ocupacional. Também é preciso uma foto 3 x 4!

Está com dúvidas?
Mais informações pelo zap 21 980409001 ou 21- 99734-8088

Primeiro dia da Oficina de Carpintaria Naval e Reparos em Embarcações de Pesca

Duque de Caxias 15 – 02 – 2023

Dia 13 de Fevereiro foi o primeiro dia da Oficina de Carpintaria Naval e Reparos em Embarcações de Pesca e o primeiro dia do pescador e construtor naval Robson Ferinha como professor . A oficina contou com a presença de mais de 15 interessados em conhecer as técnicas de construção e reparos em embarcações. Pescadores de Duque de Caxias e da Rede Nós da Guanabara trocaram informações sobre essa arte. Um barco e as pranchas do barco-escola EcoMar foram trazidas para o CIEP 350, no Pq das Missões, em Duque de Caxias, e o professor Ferinha falou sobre a arte de construir barcos. A realização dessa oficina, dentro do projeto Economia do Mar na Baía de Guanabara, EcoMar, é a afirmação do Conhecimento Tradicional como uma possibilidade de formação e sustentabilidade das comunidades tradicionais.

A pedido dos participantes, no dia 27 de Fevereiro, segunda-feira, acontece o segundo encontro com direito a “botar a mão na massa” e vivenciar o uso das ferramentas na chapa de compensado naval. Seguimos nossa jornada de trocas de conhecimentos em favor dos pescadores tradicionais da Baía de Guanabara!

#tramaecológica #pescatradicional #ecomar #oficinas

Os mobilizadores do projeto EcoMar estão no território!

Duque de Caxias 07 -02 – 23

Os mobilizadores Guilherme e Luiz Carlos do projeto Economia do Mar na Baía de Guanabara, EcoMar, seguem visitando as comunidades de Duque de Caxias, conversando com os pescadores e inscrevendo-os na Oficina de Carpintaria Naval e Reparos em Embarcações de Pesca e no Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1, da Marinha do Brasil. Lembrando que as vagas são limitadas!

Sobre as ações formativas do projeto EcoMar

A Oficina de Carpintaria Naval e Reparos em Embarcações de Pesca, acontecerá nos dias 13 e 27 de Fevereiro, segundas, das 9h às 15h, no CIEP 350, no Pq das Missões, em Duque de Caxias. A Oficina ministrada pelo pescador Robson Ferinha, pretende oferecer conhecimentos de reparos em barcos e a construção de um barco – escola. Mais informações pelo fone: 21 99734-8088

E está aberto o processo de seleção para o Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1, ministrado pela Marinha do Brasil. As inscrições vão de 6 a 27 de Fevereiro de 2023.

O curso CFAQ-POP1 prepara profissionais para ingressar na Marinha Mercante como Aquaviários do 3º Grupo – Pescadores, Seção de Convés e de Máquinas, com inscrição na categoria Pescador Profissional (POP1). As inscrições vão de 6 a 27 de Fevereiro de 2023!

Mais informações pelo fone/zap: 21 99734-8088

Pescador, não perca essa chance!

Aberto processo de seleção para o Curso POP1, da Marinha do Brasil

Duque de Caxias, 06 – 02 – 23

Está aberto o processo de seleção para o Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1, ministrado pela Marinha do Brasil. As inscrições vão de 6 a 27 de Fevereiro de 2023!


O curso CFAQ-POP1 prepara profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aquaviários do 3º Grupo – Pescadores, Seção de Convés e de Máquinas, com inscrição na categoria Pescador Profissional (POP1). Vagas limitadas!
Inscreva-se pelo zap 21- 99734-8088

As capacidades e limitações do POP nível 1 estão descritas abaixo:
a) Comandante (CMT) de embarcações de pesca com AB menor ou igual a 10, empregadas na navegação interior e nas áreas de navegação definidas nos limites estabelecidos pela Capitania dos Portos (CP) de sua jurisdição, não podendo afastar-se mais de 50 milhas da Capitania, Delegacia Agência de sua jurisdição (CP/DL/AG).
b) Subalterno de Quarto de Navegação (SQN) nas embarcações de pesca de qualquer AB, na Navegação Interior.
c) Serviços Gerais de Convés (SGC) nas embarcações de pesca até 100 AB, em qualquer tipo de navegação.
Observações:
1) Este curso também é empregado para formação de Aprendizes de Pesca (APP) e Aprendizes de Motorista de Pesca (APM) – Será concedido pelas Capitanias, suas Delegacias ou Agências, a título provisório, ao candidato com mais de 16 e menos de 18 anos de idade, desde que autorizado pelo pai, tutor ou juiz competente. Após completar 18 anos, o APP/APM poderá requerer, em qualquer OE, a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) de POP1/MOP1;
2) O APP/APM deverá acompanhar o trabalho de bordo, não podendo assumir função como
tripulante, pois não faz parte do CTS da embarcação; e
3) Deverão ser observadas as limitações constantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

tramaecologica #pescatradicional #ecomar

EcoMar e FIPERJ reúnem-se para organizar as oficinas em 2023!

Duque de Caxias 02 – 02 – 2023

Os coordenadores do projeto “Economia do Mar na Baía de Guanabara”, EcoMar, participaram de uma reunião uma reunião na quarta-feira, 01/02, na sede da FIPERJ com a equipe técnica Luiz Salgado e Filipe Soares, para definir a data dos cursos de Boas Práticas e Beneficiamento de Pescado e de Aquicultura voltada aos pescadores artesanais de Duque de Caxias e membros da Rede Nós da Guanabara. Boas novidades serão informadas nas redes sociais da Trama Ecológica.

Siga-nos nas nossas redes sociais!

#tramaecológica #fiperj

Mudanças na Oficina de Carpintaria Naval e Reparos em Embarcações de Pesca

Duque de Caxias 01 – 02 – 2023

Atenção pescadores e pescadoras!

A Oficina de Carpintaria Naval e Reparos em Embarcações de Pesca, ministrada pelo pescador Robson Ferinha, mudou as datas. Ela acontecerá nos dias 13 e 27 de Fevereiro, segundas, das 9h às 15h, no CIEP 350, no Pq das Missões, em Duque de Caxias.

Pescadores de todo o litoral do Estado do Rio de Janeiro poderá se inscrever. Mais informações pelo fone/whatsapp 21 99734-8088. Compartilhe na sua rede!