Projeto PescaTur inaugura o novo telecentro em Tubiacanga

Duque de Caxias, 19 – 12 – 2022


O Subprojeto “PESCATUR – Turismo de Base Comunitária e Cidadania nos municípios pesqueiros da Baía de Guanabara”, coordenado pela Oscip Trama Ecológica, inaugurou no dia 26 de Novembro, o Telecentro na Comunidade Pesqueira de Tubiacanga, Ilha do Governador, em parceria com a Associação de Pescadores Livres de Tubiacanga, APELT. Os equipamentos (5 computadores, impressora e material de escritório, bancada, cadeiras e ponto de Internet) foram adquiridos com recursos de compensação ambiental do TAC Frade firmado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal, que no dia da inauguração do Telecentro foram entregues em comodato à APELT. O projeto prevê a contratação de um professor de Informática por seis meses.


O Telecentro visa atender a comunidade de Tubiacanga com oficinas e aulas de inclusão digital voltadas às famílias de pescadores/as, seus filhos/as e netos/as. A APELT também pretender utilizar este espaço equipado com computadores para atender as necessidades de recadastramento do Registro da Carteira de Pescador (RGP), reforço escolar, entre outras demandas da comunidade local.

0 segundo podcast Pescou? trata do Defeso!


Duque de Caxias 14 – 12 – 2022

O segundo podcast Pescou? é sobre o Defeso e a proteção que ele proporciona aos trabalhadores do Mar e ao Meio Ambiente. O professor Marcelo Vianna, pesquisador do Departamento de Biologia Marinha da UFRJ e a pescadora Márcia Regina Correa dos Santos, diretora da Associação de caranguejeiros e amigos dos Mangues de Magé, a ACAMM, falam sobre o que é o Defeso, a lei que protege o Meio Ambiente e os direitos dos pescadores para acessar o benefício nesse período. A série de podcasts Pescou? tem como objetivo informar os trabalhadores da Baía de Guanabara sobre seus direitos e o seu território. Os áudios estarão disponíveis nos canais YouTube (https://bityli.com/bEYcK) e Anchor (https://bityli.com/3iUbS)

O podcast Pescou? faz parte do subprojeto de Educação Ambiental “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” foi aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

#tramaecologica

Projeto EcoMar apoia a nova diretoria da Associação Colônia dos Pescadores de Duque de Caxias

Duque de Caxias 13 – 12 – 2022

A casa da Dona Eliane no bairro de Sarapuí, em Duque de Caxias, ficou pequena para a Assembleia Ordinária da Associação da Colônia de Pescadores de Duque de Caxias, realizada na manhã do dia 12 de Dezembro.


Além da Assembleia que aprovou por unanimidade a nova diretoria composta pelo presidente Gilciney Lopes Gomes, a vice presidente Carla da Silva Ribeiro Alves, o secretário Gabriel Antonio do Amaral, o segundo secretário Marcos Antonio Morais da Rocha, a tesoureira Eliane Morais da Rocha e os representantes do Conselho Fiscal Claudio José de Sales e Edson da Rocha Melo, pescadores e catadores de caranguejos de Duque de Caxias. O encontro contou com a presença da Dra. Thaís Lima, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, dos integrantes da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio do Janeiro, da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – FIPERJ, da Secretaria Municipal da Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, da concessionária Águas do Rio, do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro, o Detran RJ, integrantes do Movimento Baía Viva e o prof. José Paulo Azevedo de Recursos Hídricos da Coppe/UFRJ e membro do CBH-BG.


Durante a reunião, onde falaram catadores de caranguejos e pescadores da Baía de Guanabara, foram instaladas três mesas do Núcleo de Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do RJ, do Detran RJ e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias para atender e informar sobre as questões de formalização e acesso dos trabalhadores do Mar e seus familiares aos programas governamentais.


O projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA”, EcoMar, esteve presente contribuindo na produção do evento e entregou por comodato, o equipamento de informática formado por um computador completo, uma impressora e material de escritório para auxiliar a nova diretoria da Associação da Colônia de Pescadores de Duque de Caxias.

#tramaecologica #direitoshumanos #pescaartesanal #meioambiente

Primeiro Seminário Pedagógico do projeto PescaTur

Duque de Caxias, 06 – 12 – 2022

O projeto Pescatur fará no dia 08/12/2022, o primeiro Seminário pedagógico para formação de conteúdo de aulas em EAD, junto dos cursistas. A intenção dos professores, Eloise, Clara e Daniel, é fazer aulas em EAD/Oficinas com linguagem mais adequada ao universo dos pescadores, marisqueiros/as, como filhos/a e netos/as.

Então na data referida acima, estaremos com os cursistas do projeto começando por Niterói, junto das Associações de moradores de Jurujuba, com Associação de maricultores, Associação de pescadores de Jurujuba, pescadores de Boa Viagem,
Taipu, Rua da Lama, Associação de pescadores do Cais do Chatão e os pescadores da lagoa de Piratininga.

O evento será na Associação de moradores de Jurujuba, Niterói, RJ.

O Projeto Pescatur, feito pela Trama Ecológica, parceria com o Movimento Baía Viva e as Universidades UERJ e UNIRIO, PRIO, Ministério Público Federal com aporte financeiro do FUNBIO.

Projeto visa ajudar os pescadores, maricultores e caranguejeiros como usar redes sociais e ter uma melhor venda do seu pescado. PESCATUR- Subprojeto de Educação Ambiental ”Turismo de Base Comunitária e capacitação/qualificação profissional de comunidades pesqueiras”

#tramaecologica #convite #seminario #projetossociais #pescadores #maricultores #caranguejeiros

Cerimônia de Cooperação da FIPERJ e o projeto EcoMar

Duque de Caxias 1 – 12 – 2022

A equipe do projeto Economia do Mar na Baía de Guanabara, EcoMar, participou nessa quarta-feira, 30/11, da cerimônia de celebração do Termo de Cooperação Técnica da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, FIPERJ, onde foi assinado Acordo de Cooperação Técnica, ACT, que garante a realização dos cursos de Extensão Pesqueira: Cursos de Boas Práticas e Beneficiamento Artesanal do Pescado e de Introdução à Aquicultura, a serem realizados até meados de 2023 nas comunidades da pesca artesanal dos bairros da Chacrinha, Parque Beira Mar, Parque das Missões, Sarapuí, Jardim Gramacho e Saracuruna, em Duque de Caxias.

O projeto de Educação Ambiental “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” é resultado de um edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, e pretende, junto com pescadores/as e caranguejeiros/as e suas famílias, construir alternativas de sustentabilidade baseada na melhoria da capacitação profissional e do diálogo participativo.

#tramaecologica