CINEMA NA COMUNIDADE

Nesta sexta feira dia 25 de maio as crianças passaram uma tarde diferente no projeto.  Como está programado para acontecer toda a ultima sexta feira do mês a exibição de um filme com temas de interesse da criançada e temas transversais ao projeto, nesta sexta a pedido da criançada foi exibido o filme do Poderoso Chefinho. Como acontece em comunidade carente como a nossa, poucas crianças tem oportunidade de ir ao cinema, por isso programamos para todo mês exibir um  filme e desenho.  e como não podia faltar o ponto alto foi a distribuição de pipoca. Proporcionar esses momentos de lazer para essas crianças é muito importante para conectá-las com a arte e a cultura.

Agradecimentos: Equipe do Projeto

  

 

 

 

CRIANÇAS DO PROJETO FAZEM HOMENAGEM AS MÃES

Nesta sexta feira dia 11 de Maio ocorreu a grande festa das mães preparada pelo filhos. Durante a primeira quinzena de Maio as crianças do projeto se dedicaram na preparação da homenagem para fazer no dia das mães. Com a ajuda dos educadores cada um pode fazer uma lembrança, reciclando embalagem de margarina, para fazer um carrinho para decoração de moveis. Também fizeram pintura em tecidos e um mural de desenho todos autoral com homenagem as mães. Na sexta dia 11 puderam demonstrar todo o carinho e amor que tem pela mães. A Trama promoveu varias brincadeiras envolvendo as mães e seus filhos e o ponto alto foi quando os filhos puderam homenagear as suas mães entregando as lembrancinhas que haviam preparados.

PASSEIO CULTURAL NA CIDADE DOS MENINOS

A TRAMA ECOLÓGICA, realizou nesta sexta feira dia 05 de Maio 2018 , mais um passeio cultural e de lazer com as crianças do projeto. Levamos aproximadamente 50 crianças e alguns pais para conhecerem a Historia do PÓ DE BROCA da Cidade dos Meninos em Duque de Caxias. Para contar essa historia, contamos com a ajuda do ex-secretário do Meio Ambiente de Duque de Caxias Jose Miguel da Silva, que ate hoje é morador da cidade e foi um dos personagens dessa historia.
Tudo começou em 1950, com a fábrica de pesticida do antigo Ministério da Educação e Saúde implantada nos arredores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na área onde funcionava havia sete anos a Cidade dos Meninos. Lá, em amplos espaços ocupados por várias construções, abrigavam-se garotos órfãos e carentes em regime de internato.
A partir de 1947, instalou-se também na área o Instituto de Malariologia do ministério, que em três anos inaugurou a fábrica de Hexaclorociclohexano (HCH), conhecido como Pó de Broca, e a manipulação de outros compostos organoclorados, como o diclorodifenilcloroetano (DDT).
Como o nome do instituto sugere, a produção química da fábrica destinava-se ao controle de endemias transmitidas por vetores, como malária, febre amarela e doença de Chagas. Na época, era mais barato produzir no país do que importar, mas quando a equação se inverteu, em 1956, a fábrica foi desativada e esquecida. Após esse momento cultural as crianças puderem aproveitar um belo dia de sol com piscina e área de lazer, cedido pela proprietária do sítio TOCA RAUL, Fernanda e do próprio Miguel que lá reside.
Agradecimentos: Andreia Reis, Fernanda, Miguel, Gui e toda a equipe da Trama Ecológica.