#5 podcast Pescou? Linha do Tempo dos pescadores em Duque de Caxias

Duque de Caxias, 29 – 03 – 2022

O #5 podcast Pescou? te convida para uma viagem no tempo. Vamos conhecer um pouco mais sobre território dos pescadores em Duque de Caxias?

A historiadora Marlúcia Santos de Souza, diretora do Museu Vivo de São Bento, pesquisa, desde 1980, a história de Duque de Caxias. Nesse mesmo podcast Pescou? o pescador Marcos Antônio Moraes, o Queca, morador de Sarapui, conta sobre o processo de degradação que o território dos pescadores artesanais estão sofrendo no município. É uma aula sobre a tradição da pesca em Duque de Caxias!

O podcast Pescou? Linha do Tempo você ouvirá nos links do canal Trama Ecológica no YouTube (clique aqui) e na plataforma Anchor (clique aqui)

Projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

#EcoMar #PescadoresArtesanais #DuquedeCaxias #TramaEcologica

Começou o curso POP1-EcoMar

Duque de Caxias, 21 – 03 – 2023

Durante os meses de Fevereiro e Março, a equipe do projeto Economia do Mar a Baia de Guanabara, #EcoMar, esteve no campo visitando comunidades e Colônias de Pescadores informando e divulgando o Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1, o POP1.

Após o processo de seleção, orientado pela Marinha do Brasil, nessa segunda-feira, 20 de Março, teve inicio o Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1 (POP1), ministrado pela Capitania dos Portos e Marinha do Brasil. O curso prepara profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aquaviários do 3º Grupo – Pescadores, Seção de Convés e de Máquinas, com inscrição na categoria Pescador Profissional (POP1). Ele tem a duração de 15 dias úteis e segue até o dia 6 de abril, na Catedral Santo Antônio, em Duque de Caxias.

O projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

#EcoMar #PescadoresArtesanais #DuquedeCaxias #TramaEcologica

O #4 podcast Pescou? conversou com o secretário Nacional de Pesca Artesanal

Duque de Caxias 13 – 03 – 2023

O #4 podcast Pescou? entrevistou o professor Cristiano Ramalho, o atual secretário Nacional de Pesca Artesanal, do recriado Ministério da Pesca e Aquicultura, e a pescadora e marisqueira Cleusa dos Remédios Rocha, da Cooperativa de Mulheres Pescadoras, Aquicultoras e Artesãs da Prainha, de Arraial do Cabo, no litoral do Rio. O que esperar dessa nova secretaria do atual Governo Federal? essa é a pergunta que pescadores artesanais. No podcast Pescou? Programa de Governo você ouvirá a resposta nos links do canal Trama Ecológica no YouTube ( https://www.youtube.com/watch?v=u7bowwucfo8) e na plataforma Anchor ( https://podcasters.spotify.com/pod/economia-do-mar/episodes/PESCOU–04—Programa-de-Governo-e20b6ui )


O podcast Pescou? faz parte do subprojeto de Educação Ambiental “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” foi aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

tramaecologica #pescaartesanal #EcoMar #direitos #programagovernofederal

O projeto PescaTur segue seu trabalho de gravação audiovisual!

Duque de Caxias 09-03-2023

O projeto PescaTur segue seu trabalho de gravação audiovisual de pesquisadores, especialistas e professores universitários para a produção de aulas em EAD.

No mês de Fevereiro, o professor Almir Cezar Filho deu uma aula sobre as exigências no processo de comercialização de pescados e a Ana Cândida apresentou informações sobre a gestão financeira e contábil para comunitários interessados em desenvolver o Turismo de Base Comunitária.

Na Comunicação, três profissionais, Cris Gregório, Pedro Borges e Thereza Dantas, comentaram sobre a importância da Comunicação como aliada do Turismo de Base Comunitária e apresentaram um conjunto de informações e dicas de publicações em redes sociais.

O PescaTur é coordenado pela Oscip Trama Ecológica e conta com o apoio técnico do Movimento Baía Viva. A coordenação pedagógica do projeto está a cargo de professores/pesquisadores das universidades públicas UniRio e UERJ.

Em breve, mais informações pescadores/as, maricultores/as e caranguejeiras/os!

#PescaTur #TBC #tramaecológica

Oficina de Carpintaria Naval e Reparos em Embarcações de Pesca chega ao final com barco-escola

Duque de Caxias, 01 – 03 – 2023

A finalização da Oficina de Carpintaria Naval e Reparos em Embarcações de Pesca, ministrada pelo pescador Robson Ferinha, aconteceu na segunda-feira, 27 de Fevereiro, nas dependências do CIEP 350, em Duque de Caxias. No segundo dia da oficina, os participantes puderam trabalhar com ferramentas, pranchas de madeira e assentar os bancos do barco-escola EcoMar. O professor Robson Ferinha explicou sobre os tipos de madeiras, pregos e colas para a construção e durabilidade do barco.

O barco-escola é um legado do projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. O barco-escola ficará no território para visitação de pesquisadores e alunos nos rios de Duque de Caxias.

#tramaecológica #pescatradicional #oficina #EcoMar