Ferramentas do Turismo de Base Comunitária
Duque de Caxias, 05 – 12 – 2023
A equipe do projeto PescaTur organizou junto à Associação de Pescadores e Pescadoras da Reserva Extrativista de Itaipu e Lagoa de Itaipu, APPREILI, uma Oficina de Comunicação, ministrada pela comunicadora Thereza Dantas, na manhã dessa segunda-feira, dia 4 de Dezembro, no salão cedido gentilmente pela Pousada Dunas de Itaipu, em Niterói.
Para quem não sabe, a área da Laguna de Itaipu possui condições ambientais preservadas por fazer parte da Reserva Extrativista (RESEX) Marinha de Itaipu, criada pelo Decreto Estadual n° 44.417, de 30 de setembro de 2013, e por estar ao lado do Parque Estadual da Serra da Tiririca, criado pela Lei Estadual 1 901, de 29 de novembro de 1991, e que abrange os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá.
Nesse cenário, a Oficina de Comunicação veio para reforçar o trabalho do Curso EAD PescaTur de Turismo de Base Comunitária, TBC, junto aos pescadores, pescadoras e seus familiares no território. Na oficina, os participantes debateram sobre a necessidade de como comunicar os projetos e trabalhos dos moradores tendo sempre o cuidado para manter a qualidade de vida das comunidades tradicionais e o respeito com o Meio Ambiente. Segundo os participantes, Educação Ambiental e Comunicação podem ser boas ferramentas para informar como praticar o turismo sem destruir o Meio Ambiente e a vida dos pescadores artesanais em suas comunidades.
O PescaTur, projeto de Capacitação e Qualificação Profissional de Comunidades Pesqueiras em Turismo de Base Comunitária e Cidadania na Baía de Guanabara, é coordenado pela Oscip Trama Ecológica e conta com a orientação pedagógica de professores/pesquisadores das universidades públicas UniRio e UERJ, com o apoio técnico do Movimento Baía Viva.
Fotos de Claudio Fagundes