Projeto PescaTur inicia as inscrições em Magé

Duque de Caxias, 31 – 08 – 2023

O projeto PescaTur- Turismo de Base Comunitária e Cidadania está visitando os municípios costeiros da Baía de Guanabara. Realizado pela ONG Trama Ecológica, o projeto PescaTur está em andamento com as aulas EAD para pescadoras e pescadores, marisqueiras, caranguejeiros e seus familiares.


Imagens da equipe PescaTur no trabalho de divulgação do projeto que começou com as comunidades pesqueiras de Niterói (Jurujuba, Lagoa Piratininga e Praia de Itaipu) e, em parceria com o Projeto Economia do Mar, iniciou as inscrições no projeto na Baixada Fluminense dentro da Secretaria do Trabalho de Magé, onde aconteceu um curso de Turismo de Base Comunitária, TBC.

Barco escola Economia do Mar na Baia de Guanabara

Duque de Caxias, 22 – 08 – 2023

A equipe do projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” está orgulhosa com o legado do projeto: o barco escola está ancorado na Ilha do Governador e será utilizado para pesquisa ambientais pelas Universidades parceiras.

O Projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” foi aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Convergências da Educação Ambiental

Duque de Caxias, 15 – 08 – 2023

A I Conferência Participativa por um Plano de Restauração Ambiental da Baía da Guanabara na Década do Oceano tem como um dos objetivos realizar uma Escuta Ativa aos saberes, fazeres e experiências dos territórios, na perspectiva de um Diagnóstico popular e de construção de convergências que possam balizar ações coletivas e demandas aos órgãos públicos. Iniciada em Janeiro de 2023, as conferências territorializadas de elaboração do PRAI-BG (fóruns itinerantes) estão acontecendo nos municípios da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, em universidades, escolas e comunidades.


A Conferência se insere na dimensão de Controle Social e as Escolas do Ensino Básico que possuem ações, projetos e programas de Educação Ambiental, nos territórios de abrangência da Baía da Guanabara, são atores fundamentais para a construção participativa destas convergências.


Neste sentido, a Trama Ecológica em parceria com a Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro e o Movimento Baía Viva estão coordenando o Pré Encontro de Educação Ambiental inserido na matriz da Conferência, tendo como propósito apresentar algumas ações e projetos de Educação Ambiental Formal , projetos esses alinhados às políticas públicas estruturantes de Educação Ambiental e que possam trazer possibilidades de apoio e diálogos com organizações e coletivos nos territórios onde as Escolas se localiza.

Mais informações pelo e-mail coletivogeemarj@gmail.com

Convite 1 Encontro da Pesca Artesanal e Proteção dos Territórios Pesqueiros de Duque de Caxias

Duque de Caxias, 14 – 08 – 2023

O Projeto Economia do Mar na Baía de Guanabara convida todos os pescadores, pescadoras, catadores de caranguejos e marisqueiros para participar

Pré-Conferência Participativa da Baía de Guanabara Duque de Caxias/RJ

1 Encontro Municipal da Pesca Artesanal e Proteção dos Territórios Pesqueiros da Baía de Guanabara

28 de Agosto, segunda-feira, 8h as 16h, na Catedral de Santo Antônio – Av. Governador Leonel de Moura Brizola, 1861, Duque de Caxias.

Avisou os parceiros?

Visita  às comunidades pesqueiras de Niterói

Duque de Caxias, 02 – 07 – 2023

Trabalho de campo do projeto PescaTur, com reuniões em comunidades pesqueiras de Jurujuba, Niterói, com Mizael da (Almarj), Luiz Mendonça, Maurício e Marcos (Apalap), com Helan Nogueira (Trama Ecológica), Vinicíus Sameiro (coordenador do PescaTur), Cláudio Fagundes (comunicador do PescaTur), e Valéria pescadora e Sr Chico, liderança em Itaipú, Niterói.