Nasceu o primeiro podcast Pescou? sobre o Registro Geral do Pescador!

Duque de Caxias 28 – 11 – 2022

A Trama Ecológica inicia uma série de podcasts para pescadores, pescadoras e catadores de caranguejos de Duque de Caxias chamada Pescou? O primeiro é sobre como obter o Registro Geral do Pescador, o RGP. Os áudios estão disponíveis nos canais YouTube (https://shre.ink/116a) e Anchor (https://shre.ink/1165 )


O podcast Pescou? faz parte do subprojeto de Educação Ambiental “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

A série de podcasts Pescou? tem como objetivo informar os trabalhadores da Baía de Guanabara sobre seus direitos e o seu território.
#tramaecologica

Oficina Contábil/Financeiro realizada em Magé

Duque de Caxias, 22 – 11- 2022

No dia 21 de Novembro, segunda-feira, o projeto EcoMar realizou a Oficina Contábil/Financeiro, com Ana Candido, no Auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Indústria, Comércio e Geração de Renda de Magé.


Integrantes da Rede Nós da Guanabara, os representantes da AMOPE, CoopMangua, ACAMM e Quilombo do Feital participaram com perguntas sobre como formalizar coletivos, como fazer contratos com parceiros, como lidar com as finanças e a precificação dos produtos. Foram quatro horas de muitas informações!
#tramaecologica

Presidente da FIPERJ visita a Trama Ecológica

Duque de Caxias, 16 – 11 – 2022

Imagens da visita institucional do presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, FIPERJ, o geógrafo Ricardo Ganem, e a equipe do Escritório Técnico de Duque de Caxias, que aconteceu na manhã do dia 16 de Novembro, quarta-feira, na sede da Trama Ecológica, com a participação dos integrantes do Movimento Baía Viva.

#tramaecologica

Ricardo Ganem, presidente da FIPERJ

Reunião na Trama Ecológica
Reunião na Trama Ecológica
Equipe Escritório Técnico de Duque de Caxias FIPERJ

Dia de contação de história!

Duque de Caxias, 10 – 11 – 2022

A parceria com o Instituto da Criança proporcionou na sede da Trama Ecológica, a atividade de contação de histórias e a distribuição do livro infantil Entre Cores e Olhares com a garotada do bairro de Campos Elísios, em Duque de Caxias.

#tramaecologica

A Rede Nós da Guanabara lotou a Oficina de Comunicação da EcoMar!

Duque de Caxias, 07 – 11 – 2022

Na manhã do dia 7 de Novembro aconteceu a Oficina de Comunicação na sede da APA de Guapimirim com representantes da AMOPE, COOPMangue, ACAMM, Quilombo do Feital e Associação Luthando Pela Vida em Piedade. Muitas informações foram trocadas!


A publicitária Cristiane Gregório, dona da Vegatutes, conversou por videoconferência sobre a importância de comunicar seus produtos utilizando as ferramentas digitais.

No final do encontro, a Rede Nós da Guanabara recebeu em comodato, o equipamento de informática composto de um PC, monitor, teclado, impressora e uma caixa de papel A4, dos coordenadores do projeto Economia do Mar na Baía de Guanabara, EcoMar, Helan Nogueira e Sérgio Ricardo. O equipamento ficará à disposição dos integrantes da Rede Nós da Guanabara, da sede do Sítio Caiçara, em Guapimirim.

#tramaecologica

O coordenador da Trama Ecológica, Helan Nogueira, entregou equipamento de informática para uso da Rede Nós da Guanabara