Palestras com a profa. Jacqueline Guerreiro no Dia Mundial do Meio Ambiente

Duque de Caxias, 29 – 05 -2023

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de Junho e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, ONU, em 1972. O projeto Economia do Mar na Baía de Guanabara celebrará essa data com as Palestras com a ambientalista Jacqueline Guerreiro, no dia 5 de Junho, segunda-feira, das 10h às 12h, e das 14h às 16h, no CIEP 350, Pq das Missões, em Duque de Caxias. Gratuito.

A professora Jacqueline Guerreiro é historiadora especialista em Meio Ambiente. Facilitadora da Rede Brasileira de Educação Ambiental e da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro. Coordenadora do Elo Brasil da Rede de Mulheres Ambientalistas da América Latina. Integrante da Coordenação do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais . Coordena pela Trama Ecológica, a Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía da Guanabara.

A Saúde dos Pescadores no #7 podcast Pescou?

Duque de Caxias, 19 – 05 – 2023

Algumas profissões estão expostas a doenças e problemas de saúde recorrentes. Para o pescador e mobilizador social de Duque de Caxias, Luiz Carlos da Silva Oliveira, e o médico dermatologista dr. Fred Bernardes Filho, responsável pelo conteúdo da Cartilha Saúde da Pele do Pescador e do gibi Historias Verdadeiras de Pescador, “pescadoras, pescadores, marisqueiras e catadores de caranguejos enfrentam algumas doenças e perigos comuns ao realizarem o seu trabalho”.No sétimo podcast Pescou? vamos conversar sobre a saúde dos trabalhadores do Mar!

Ouça as dicas do #7 podcast Pescou? Saúde dos Pescadores nos links da plataforma Anchor, https://podcasters.spotify.com/pod/show/economia-do-mar, e no canal do YouTube da Trama Ecológica https://www.youtube.com/watch?v=xp3Dj_ggQO0 !!!!

PDF do Gibi Historias Verdadeiras de Pescador, http://tramaecologica.org.br/wp-content/uploads/2023/05/Gibi-PORTUGUES_compressed-1.pdf


PDF da Cartilha Saúde da Pele do Pescador http://tramaecologica.org.br/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-portugues_compressed-2.pdf

O Projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” foi aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

TAC Frade tem novo site

Duque de Caxias, 16 – 05 – 2023

O diretor Helan Nogueira da Silva da Oscip Trama Ecológica, esteve presente ao lançamento do site do TAC FRADE realizado na sede da PRIO, em 12 de Maio.

O TAC é um Termo de Ajustamento de Conduta, um acordo que o Ministério Público celebra com o violador de determinado direito coletivo. No caso do TAC Frade, resultante dos vazamentos de óleo ocorridos em novembro de 2011 e março de 2012 no Campo de Frade, localizado na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

Desde 2015, o TAC FRADE, que tem como seu gestor financeiro e operacional o FUNBIO, em conjunto com a CHEVRON, o IBAMA e o Ministério Público Federal, definiram um conjunto de projetos, cujas ações e atividades têm como objetivos a conservação da biodiversidade no litoral, o uso sustentável dos recursos pesqueiros, o fortalecimento da pesca artesanal e a educação ambiental.

A Oscip Trama Ecológica desenvolve dois projetos na Baía da Guanabara: Economia do Mar na Baia de Guanabara, o EcoMar, que trabalha com Sustentabilidade e Educação Ambiental, e o PescaTur, projeto que trabalha as pautas Educação e Turismo de Base Comunitária.

#tramaecologica #EcoMar #PescaTur #pescatradicional

Para conhecer o novo site TAC Frade, clique aqui

Introdução à Aquicultura com a FIPERJ

Duque de Caxias, 09 – 05 – 2023

Nos dias 4 e 5 de Maio, a sede da Oscip Trama Ecológica, em Duque de Caxias, ficou lotada de pescadoras, marisqueiras e pescadores que participaram do curso Introdução à Aquicultura: Boas Práticas e Beneficiamento Artesanal do Pescado, ministrado pelo professor Carlos Eduardo, funcionário da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, FIPERJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento – SEAPPA.

O processamento dos peixes prolonga a vida útil da matéria-prima, e o beneficiamento pode ampliar a sustentabilidade das famílias dos trabalhadores do mar com a produção de quitutes. E o curso ofereceu, além de importantes informações sobre higiene e conservação, o processo de produção de empanados, rocamboles salgados, quibes e almôndegas de peixe. Foram dois dias de muito aprendizado e de muita harmonia entre os inscritos!

O Projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” foi aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

EcoMar #PescadoresArtesanais #DuquedeCaxias #TramaEcologica