Introdução à Aquicultura com a FIPERJ

Duque de Caxias, 09 – 05 – 2023

Nos dias 4 e 5 de Maio, a sede da Oscip Trama Ecológica, em Duque de Caxias, ficou lotada de pescadoras, marisqueiras e pescadores que participaram do curso Introdução à Aquicultura: Boas Práticas e Beneficiamento Artesanal do Pescado, ministrado pelo professor Carlos Eduardo, funcionário da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, FIPERJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento – SEAPPA.

O processamento dos peixes prolonga a vida útil da matéria-prima, e o beneficiamento pode ampliar a sustentabilidade das famílias dos trabalhadores do mar com a produção de quitutes. E o curso ofereceu, além de importantes informações sobre higiene e conservação, o processo de produção de empanados, rocamboles salgados, quibes e almôndegas de peixe. Foram dois dias de muito aprendizado e de muita harmonia entre os inscritos!

O Projeto “ECONOMIA DO MAR NA BAÍA DE GUANABARA” foi aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

EcoMar #PescadoresArtesanais #DuquedeCaxias #TramaEcologica